top of page

O que nos move
 
    A Maratona Fotográfica é financiada pelo edital Procultura da Prefeitura Municipal de Pelotas, sendo destinada a amantes da fotografia.  A maratona se propõe a valorizar a cidade, ao promover um dia inteiro dedicado ao seu (re) conhecimento, sob o ponto de vista cultural, social e natural. Com o tema: “Outros patrimônios” o projeto estimula narrativas plurais daqueles que a habitam.
     Ao projetar uma maratona fotográfica da cidade, levamos em consideração que a memória está ancorada nos lugares e, por essa razão, muitos espaços públicos onde estão alocadas as experiências pessoais e coletivas integram a identidade dos grupos e determinam o modo como eles se relacionam com o espaço, dedicando-lhes valores afetivos. Acreditamos que o registro fotográfico das dinâmicas da cidade (pessoas, lugares, fazeres) se constitui num importante inventário de imagens composto pelos, e para, os seus habitantes, além de ser um "cartão de visitas" para quem não conhece a cidade.
     Através da maratona procuramos destacar o sentido reflexivo do olhar, tendo em mente que a fotografia é subversiva quando é pensativa. Nesse sentido, buscamos estabelecer um diálogo entre as áreas do patrimônio cultural e das poéticas visuais. Com isso, desenvolvemos uma proposta de valorização da cidade de modo amplo, contemplando a diversidade cultural de seus territórios e habitantes.
     Além disso, buscamos o fortalecimento do campo fotográfico na cidade de Pelotas, visando destacar a fotografia como ferramenta para a expressão e produção de sentidos. Sendo assim, ela nos permite não apenas imaginar, evocar, sonhar, mas também guardar, tornando-se um veículo de expressão e apropriação cultural.
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
rodape logos.png
bottom of page